FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
1. Elabore um conceito para
educação especial. Justifique como você chegou a esse conceito.
Por
educação especial entende-se a modalidade de ensino voltada exclusivamente para
pessoas que possuem dificuldades no processo de aprendizagem decorrentes de
alguma deficiência física, sensorial ou cognitiva. Para tanto, utiliza-se
metodologias que atendam as especificidades deste alunado uma vez que sua
capacidade de aprendizagem depende de auxílios. Para exemplificação, citamos os
surdos que na sua incapacidade de comunicação a partir da língua portuguesa na
modalidade oral-auditiva, utilizam-se da Libras para entender e fazer-se
entender, além disso necessitam do profissional intérprete que faz o intermédio
entre este aluno e os demais personagens do contexto escolar que não
compreendem sua língua.
Partimos
exatamente de situações semelhantes à citada anteriormente para definir o que
se entende por educação especial, pois foi mediante a vivência com este
alunado, no ambiente educacional, que podemos compreender o que pode ser
chamado de educação especial. Não distante desta temática, pode-se afirmar que
a modalidade de ensino que se discute neste trabalho é a única que está
presente em todas as outras modalidades, pois o alunado precisa passar por
todas elas: da educação infantil até o ensino superior.
2. Faça uma abordagem de como era
a educação especial no passado e como está a educação especial hoje (que
avanços foram alcançados?).
A
história da educação especial é cercada de muitos desafios e por conseguiste
por muitos avanços, o que nos faz refletir sobre a necessidade de
verdadeiramente aceitarmos as pessoas com deficiência como sujeitos de ação na
sociedade. Basta observarmos o passado e perceberemos o quanto foi difícil para
nossos antepassados fazer valer os direitos dos deficientes e fazer as pessoas
entenderem que estes seres, apesar de suas dificuldades, também possuíam habilidades
e direitos igual aos demais da sociedade. Sobre esta ótica, lembramo-nos das
dores que os deficientes sofriam na antiguidade quando eram exterminados e
abandonados, passando a viver à margem de qualquer processo social. Muito
depois, a Igreja, tentando reverter a situação que passavam estas pessoas,
começaram a acolhe-las em seu meio e com isso surgiram as primeiras
instituições e legislações voltadas às pessoas com deficiência, isso por volta
do século XII. No Brasil, muitos avanços podem ser observados, dentre eles a
criação do Instituto Imperial dos Meninos Cegos (oficializado por Decreto
Imperial), o Instituto dos Surdos-Mudos (atual Instituto Nacional de Educação
de Surdos - INES), além disso, alguns documentos oficiais facilitaram a vida e
interação das pessoas com deficiência aqui no Brasil. Dentre elas, pode-se
citar a Lei 10.436/2002, o Decreto 5.626/2005, a Política Nacional de Educação
Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, e muitos outros documentos que
visam o bem estar das pessoas com deficiência.