ATIVIDADE: Fundamentos da Educação Especial


FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

1. Elabore um conceito para educação especial. Justifique como você chegou a esse conceito.

Por educação especial entende-se a modalidade de ensino voltada exclusivamente para pessoas que possuem dificuldades no processo de aprendizagem decorrentes de alguma deficiência física, sensorial ou cognitiva. Para tanto, utiliza-se metodologias que atendam as especificidades deste alunado uma vez que sua capacidade de aprendizagem depende de auxílios. Para exemplificação, citamos os surdos que na sua incapacidade de comunicação a partir da língua portuguesa na modalidade oral-auditiva, utilizam-se da Libras para entender e fazer-se entender, além disso necessitam do profissional intérprete que faz o intermédio entre este aluno e os demais personagens do contexto escolar que não compreendem sua língua.
Partimos exatamente de situações semelhantes à citada anteriormente para definir o que se entende por educação especial, pois foi mediante a vivência com este alunado, no ambiente educacional, que podemos compreender o que pode ser chamado de educação especial. Não distante desta temática, pode-se afirmar que a modalidade de ensino que se discute neste trabalho é a única que está presente em todas as outras modalidades, pois o alunado precisa passar por todas elas: da educação infantil até o ensino superior.

2. Faça uma abordagem de como era a educação especial no passado e como está a educação especial hoje (que avanços foram alcançados?).

A história da educação especial é cercada de muitos desafios e por conseguiste por muitos avanços, o que nos faz refletir sobre a necessidade de verdadeiramente aceitarmos as pessoas com deficiência como sujeitos de ação na sociedade. Basta observarmos o passado e perceberemos o quanto foi difícil para nossos antepassados fazer valer os direitos dos deficientes e fazer as pessoas entenderem que estes seres, apesar de suas dificuldades, também possuíam habilidades e direitos igual aos demais da sociedade. Sobre esta ótica, lembramo-nos das dores que os deficientes sofriam na antiguidade quando eram exterminados e abandonados, passando a viver à margem de qualquer processo social. Muito depois, a Igreja, tentando reverter a situação que passavam estas pessoas, começaram a acolhe-las em seu meio e com isso surgiram as primeiras instituições e legislações voltadas às pessoas com deficiência, isso por volta do século XII. No Brasil, muitos avanços podem ser observados, dentre eles a criação do Instituto Imperial dos Meninos Cegos (oficializado por Decreto Imperial), o Instituto dos Surdos-Mudos (atual Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES), além disso, alguns documentos oficiais facilitaram a vida e interação das pessoas com deficiência aqui no Brasil. Dentre elas, pode-se citar a Lei 10.436/2002, o Decreto 5.626/2005, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, e muitos outros documentos que visam o bem estar das pessoas com deficiência.