PROJETO
Higiene Escolar como referencial para formação de cidadãos consciente.
ACADÊMICOS ENVOLVIDOS
Célia
Clenilde de Jesus Moraes Lopes
Diana Rosa Corrêa Ribeiro
Janaina de Jesus Amorim Barros
Rayana Larissa Silva Ferreira
COLABOARADORES
Anderson Corrêa Pereira
Pinheiro
2010
“O ser humano vivência a si mesmo, seus pensamentos como algo separado do resto do universo – numa espécie de ilusão de ótica de sua consciência. E essa ilusão é uma espécie de prisão que nos restringe a nossos desejos pessoais, conceitos e ao afeto por pessoas mais próximas. Nossa principal tarefa é a de nos livrarmos dessa prisão, ampliando o nosso círculo de compaixão, para que ele abranja todos os seres vivos e toda a natureza em sua beleza. Ninguém conseguirá alcançar completamente esse objetivo, mas lutar pela sua realização já é por si só parte de nossa libertação e o alicerce de nossa segurança interior”.
(Albert Einstein)
SUMÁRIO
1 | JUSTIFICATIVA................................................................................... | |
2 | OBJETIVOS | |
2.1 | Geral | |
2.2 | Especifico | |
3 | METODOLOGIA | |
4 | CLIENTELA | |
5 | AÇÕES PREVISTA | |
6 | EQUIPE DE EXECUÇÃO | |
7 | RECURSOS | |
7.1 | Materiais | |
7.2 | Financiamento | |
8 | AVALIAÇÃO | |
9 | BIBLIOGRAFIA | |
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1 JUSTIFICATIVA
A educação diz respeito, por parte de quem estuda, de várias áreas do conhecimento humano. Dentro desses conhecimentos está inserido um viés que refere-se a importância da higiene escolar como requisito básico para construção de uma vida saudável. Neste sentido, o presente projeto visa, ante qualquer ação conscientizar os alunos quanto as eficácias decorrentes de atitudes consciente de boas maneiras. É importante ressaltar que essas boas maneiras dizem respeito não somente a uma higiene limitada ao corpo físico das pessoas, mas vai além e atinge todo o corpo estrutural da escola. A higiene das salas, banheiros, corredores, cantina e toda escola é também importante para uma vida saudável e a estruturação de uma educação voltada para boas condições de saúde de cidadãos.
Uma problemática que é extremamente importante e que vale ser lembrada, é de que a educação sobre higiene não pode ser apenas informativa, mas mais do que isso deve promover mudanças no comportamento dos alunos, de modo que estas atitudes não sejam executadas somente no contexto escolar, mas também na vida diária e fora da escola.Essa atitude fundamenta-se no fato de que a comunidade circunvizinha a escola, bem como os familiares dos alunos, devem tomar conhecimento dos benefícios decorrentes da higienização, pois é direito dos cidadãos viver em condições adequadas de higiene.
Por fim, é interessante que sejam realizadas ações que estimule a mudança de hábitos dos alunos e seus familiares. Para tanto, é essencial que a mudança ocorra na escola, pois a partir da observação de higiene nesse contexto, os alunos passarão a difundir a idéia na família, que por sua vez reproduzirá na comunidade em que vive. Essas ações não podem ser realizadas somente pelos professores, para isso contamos com a parceria, para realização deste projeto, dos alunos, algumas pastorais, profissionais da educação e da saúde, bem como do conselho tutelar. A escola tornando-se modelo de higiene, constrói-se um efeito dominó que beneficiará toda uma comunidade. Automaticamente se construirá uma sociedade mais consciente da importância da higiene para a constituição de uma vida saudável
2 OBJETIVOS
2.1 Geral
Conscientizar os alunos da importância da higiene escolar, buscando em outros segmentos da sociedade parcerias que possam contribuir para esta conscientização, além de basear-se em uma educação comprometida com a transformação dos comportamentos da comunidade.
2.2 Específicos
· Mostrar a forma adequada de seleção do lixo;
· Criar alternativas de manutenção da estrutura escolar;
· Despertar a conciência de multiplicadores;]
· Apresentar as formas de higienização corporal;
· Suscitar nos alunos o desejo de mudanças de comportamento;
· Ajudar na transformação da mentalidade dos responsáveis dos alunos;
· Auxiliar na transformação de hábitos de higiene da comunidade circunvizinha a escola;
· Incentivar quanto a limpeza do local de estudo.
METODOLOGIA
Este projeto será desenvolvido na Escola XXXXXXXXXX com alunos de 1ª a 8ª série do ensino regular, no decorrer do XXXXXXX em diversas etapas e com ações que se diferem por serem apresentadas a um público diversificado. Iniciaremos com a conscientização da equipe administrativa e pedagógica, da referida escola, dos pais e da comunidade, sobre a importância de higiene para a construção de uma vida saudável.
Em segundo momento será desenvolvido alguns trabalhos pelos alunos em conjunto com os professores. Tais atividades deverão ter como finalidade pôr em prática o objetivo geral deste projeto. Como auxílio a estas atividades contaremos com a ajuda de duas pastorais, que são a pastoral da criança e do adolescente e a Pastoral da Família, além dos profissionais da educação e da saúde, bem como do conselho tutelar, que fará também um trabalho de conscientização da importância da higiene para a construção da cidadania. Outra ajuda indispensável é dos pais ou responsáveis ou de qualquer pessoa da comunidade, tendo em vista que o projeto beneficiará toda a comunidade circunvizinha à escola.
CLIENTELA
Alunos de 1ª à 8ª série do Ensino fundamental dos turnos matutino e vespertino, bem como pais ou responsáveis, alem de qualquer interessado e que não tenha vínculo com a escola.
AÇÕES PREVISTAS
· Reuniões com pais e comunidade;
· Reuniões com o corpo docente: avaliação e ou alteração no projeto;
· Realização de palestras educativas (5ª a 8ª);
· Exibição de filmes educativos (5ª a 8ª);
· Apresentação de peças teatrais;
· Competições de poesias, desenhos e composições;
· Elaboração de panfletos educativos;
· Realização de maratonas educativas;
· Organizações de murais;
· Realizações de atividades recreativas.
EQUIPE DE EXECUÇÃO
· Pastoral da Criança e do Adolescente;
· Pastoral da Família;
· Pastoral da Sobriedade;
· Profissionais da Educação (Supervisor, Diretores e Professores);
· Profissionais da Saúde (Médicos, Enfermeiros, Agente de Saúde e Psicólogos);
· Companhia Independente da Policia Militar;
· Conselho Tutelar;
· Pais e voluntários da comunidade.
RECURSOS
Materiais
- Vídeos
- Filmes educativos
- Musicas
- Textos
- Revistas
- Jogos lúdicos
- Parâmetros Curriculares Nacionais
- Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA
- LDB
- TV
- Retroprojetor
- Data Show
- Jornais
- Computador
- Aparelho de som
Financeiros
Material | Quantidade | Pç. Unitário | Pç. Total |
Papel 40 k | | | |
Cartolinas | | | |
Pincel atômico | | | |
Reabastecedores | | | |
Placas de isopor | | | |
TNT | | | |
EVA | | | |
Cola branca | | | |
Cola quente ( Pistola) | | | |
Cola de isopor | | | |
Balões | | | |
Papel cartão | | | |
Tesouras | | | |
Xérox de texto | | | |
Cartolina guache | | | |
Papel crepom | | | |
Papel chamex | | | |
Fita decorativa | | | |
Tinta guache | | | |
Percevejos | | | |
TOTAL | | | |
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita mediante o acompanhamento e registro das tarefas realizadas em sala de aula, palestras, dramatizações, diálogos, textos lidos, debates e participação dos alunos dando-se ênfase para capacidade de analise e síntese, desenvolvimento do senso investigativo e critico, capacidade de argumentar, pesquisa e selecionar informações, organizar idéias e etc.
BIBLIOGRAFIA
· Brasil Ministério da Educação. Assessoria de Comunicação Social – Estatuto da Criança e do Adolescente.
· Fundação Bradesco Antalogia – Aulas que diz – Departamento de Educação Básica – Setor de Projetos Educacionais – Bixby LTDA.
· Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96.
· O dia-a-dia do professor: adolescência: atividade, sexualidade e drogas / Fernanda Rodrigues Gandra – Belo Horizonte: Fapi, 2002.5v
· Organização Mundo Jovem – Porto Alegre – 2004.
· Parâmetro Curriculares Nacionais – PCN.
· Revista Construir Noticias ano 07 – nº 42 – Setembro/ outubro de 2008, Multi Marcas Editoriais LTDA – Recife – PE.
· Sexualidade: “Prazer em conhecer” – Fundação Roberto Marinho.