JUSTIFICATIVA (Flomarion)
A década de 60 é marcada por inúmeras transformações na sociedade brasileira e em diversos contextos. Não diferente, a moda sofreu significativas modificações que foram sobretudo voltadas ao público jovem, pois o mercado a este público cresceu muito após a segunda guerra mundial. Essas mudanças puderam ser observadas também na população pinheirense contemporânea. Tais tendências são reproduzidas pelo público jovem pinheirense dentro das concepções vigentes em todo país e em volta do mundo.
O presente projeto busca analisar e compreender como a sociedade pinheirense reproduziu essas tendências de moda, analisando quais modelos, cores, formas e tamanhos foram mais usados nesse período. Tal temática torna-se importante uma vez que estes estilos de se vestir eram revestidos de significados ideológicos que determinavam, em muitos casos, o comportamento social dos jovens, construindo assim uma nova história, que hoje conhecemos como anos rebeldes.
OBJETIVOS (Gabriela)
Geral
Compreender de que forma a sociedade pinheirense adotou as tendências da moda na década de 60.
Específicos
Perceber as diferenças do modo de se vestir entre a elite e as pessoas menos favorecidas;
Entender a influência da mídia no contexto histórico dos anos 60;
Identificar as heranças dos anos 60 na sociedade pinheirense.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA (Josenilde)
Caracterizado como anos rebeldes, a década de 60 foi marcada por grandes modificações em todos os aspectos sociais. Na moda, essas mudanças foram bastante significativas e representavam uma espécie de libertação de concepções que durante anos determinavam a forma de se vestir da sociedade que ainda era muito ligada à igreja. Com essas concepções religiosas muito presente na vida das pessoas, os estilistas buscaram pensar em modelos que fossem ousados e que não seguissem principalmente caminhos cristãos. Sobre este pensamento, Sant’Anna (2007) contribui-nos apresentando as principais modificações que ocorreu na moda:
Roupas em cortes geométricos, retos e simplificados, coloridos intensos, acessórios baratos, tecidos e texturas inovadoras e de baixo custo, cabelos curtos para mulheres, longos para os homens eram elementos compositivos das novas formas vestimentares.
É interessante notar que estas concepções chegam ao Brasil por meio de revistas, televisão e cinema, daí então algumas modificações eram realizadas para que pudesse se adaptar à realidade daqui. Igualmente a sociedade pinheirense recebia essas informações por meio das mídias que por aqui circulavam, visto que nessa sociedade poucas pessoas tinham acesso à revistas, televisão e cinema (quem em Pinheiro não existia), essas informações eram por vez, passadas de maneira verbal e também sendo copiada por classes menos favorecidas, vendo como outras classes estavam vestindo-se.
METODOLOGIA (Rosangela)
Será realizada uma pesquisa de campo em fontes sociais, econômicas e sentimentais contemporâneos à década de 60. Tais fontes serão buscadas, sobretudo em arquivos pessoais de pessoas que vivenciaram essas mudanças. Em posse dessas fontes, faremos as análises necessárias de modo a atingirmos os objetivos a que nos propomos atingir.