ESTADO DO
MARANHÃO
PREFEITURA
MUNICIPAL DE PINHEIRO
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMED
INSTITUTO DE
EDUCAÇÃO DE PINHEIRO – IEP
PLANO
DE AULA
Série:
9º ano Turno: Vespertino Data: 21.05.2012 Turma:
91
Professores:
Anderson Pereira, Eli Carlos Corrêa, Flomarion Silva, Janilton Sá, Sebastião
Pimenta.
TEMPO
DE EXECUÇÃO
45min
OBJETIVOS
Apresentar as
principais características do chamado período democrático do governo Vargas,
mediante explanação dialogada.
CONTEÚDOS
CONCEITUAIS: Era Vargas
PROCEDIMENTAIS: Ler e interpretar imagens da
época, além de textos referentes ao conteúdo.
ATITUDINAIS: Reconhecimento dos direitos dos
cidadãos.
ÁREA
DE CONHECIMENTO
ÁREA MÃE: História
INTERFACE: Português e Geografia
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
1º - Atividade de rotina
2º - Levantamento de conhecimento prévio
3º - Explanação dialógica
4º - Atividade: caça-palavras
RECURSOS
·
Livro didático
·
Computador
·
Data-show
AVALIAÇÃO
Contínua, processual e diagnóstica.
CRITÉRIOS:
·
Domínio de conteúdo
·
Participação dialógica
·
Capacidade de resolução da atividade
FERRAMENTAS:
·
Caça-palavras
REFERÊNCIAS
COTRIN, Gilberto. História
Global: Brasil e Geral: volume 3. 1. ed. São Paulo: saraiva, 2010
NEMI, Ana Lúcia Lana.
Para viver juntos: História. 9º ano: ensino fundamental. 1. ed. Ver. São
Paulo: Edições SM, 2009. p. 70-75
Getúlio Vargas Signature. Disponível em:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/
thumb/c/ce/Get%C3%BAlio_Vargas_Signature.svg/128px-Get%C3%BAlio_Vargas_Signature.
svg.png>. Acesso em: 18 mai. 2012